sábado, 14 de abril de 2012

Bolo com glacê

 Huuum, de repente me deu uma vontade louca de comer bolo de bolo (aquele que faz em casa) com glacê. Caramba, aquilo foi me consumindo, consumindo, até que levantei a poupança da poltrona (mentira, nem tava, eu estava arrumando a casa rs) e mãos a obra. Num era nem 7h ainda quando comecei a fazer o bolo.
Eu usei aquela técnica de rechear cupcake, fazendo uma bolinha de brigadeiro, passa na farinha de trigo, e coloca em cima da massa crua, e completa.
Tinha tudo pra dar certo (acho!) se não fosse o forno lerdo. Eu asso bolo num forninho elétrico, mas ontem ele estava tão lerdo, mas tão lerdo, que juro, eu usei uma fôrma de bolo inglês, o bolo levou mais de 1h no forno.
Mas olha a enrolada pra fazer o bendito bolo...
Olhei, e só tinha 1 ovo na geladeira, o aviário jé estava fechado, e minha tia só tinha 1 ovo também. Beleza, faço um bolo pequeno, com 1 ovo, e só 1/4 do glacê com o outro ovo.
Então, ai comecei a fazer o bolo, conversando com meu irmão, esqueci e coloquei muito leite. Tive que colocar mais trigo que o da receita. Quando fui colocar o fermento, estava duro (não era pra estar, já que comprei no carnaval, nem estava tão velho assim). Fiquei cheia de ódio e joguei a massa fora.
Não, não vou desistir de fazer o bolo. Fui no boteco, e ele me vende o ovo dele (coisa feia!), mas é sério, chega veio gelado. Comprei 1/2 dúzia, pelo preço de 1dz no aviário. Mas fazer o que? A gente paga pela comodidade. Acabou que ficou tanto ovo, que usei as claras pro glacê, e fiz uma omelete de sardinha com as gemas.
Vou eu lá de novo tentar o bolo. O bolo ficou com a massa ótima, coloquei 1/3 no tabuleiro, fiz umas bolotas de brigadeiro que estava na geladeira desde a páscoa, e coloquei o restante da massa.




Enquanto o bolo assava (ou me enrolava fingindo que estava assando) eu fiz o glacê que peguei a receita pela net. Delicioso, diga-se de passagem. O glacê ficou maravilhoso, consistência ótima, gosto melhor ainda, fiz de cereja.
Mas o raio do bolo demorou tanto, mas tanto, que além do recheio ter derretido todinho ao invés de ficar igual Ana Maria, o glacê também perdeu a consistência um pouco. Mas resumindo, o bolo ficou ma-ra-vi-lho-so


Receita do Bolo:
Bater 1 ovo, 2 colheres (sopa) de margarina e 1 xícara de açucar na batedeira. Acrescentar 1/2 xícara de leite, 1 e 1/2 xícara de farinha com fermento. Bater e levar pra assar.
Glacê: Para esse bolo pequenininho-> Levar em banho maria por 5 minutos, 2 claras e 1 xícara de açúcar. Quando tiver morno, bater na batedeira com 1 colher (chá) de essência de sua preferência ou 1 colher de sopa de suco de limão (ou raspas)

3 comentários:

  1. COMO DIA MINHA MAE, NÃO PRECISA FICAR BONITO, TEM QUE FICAR GOSTOSO, E ME DEU UMA VONTADE RSRSRSR
    ADOREI A FOTO DE EXPECTATIVA, REALIDADE RSRSR, ACHO Q ISSO ACONTECE COM TODO MUNDO

    TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA

    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir
  2. Letícia as aparências enganam eu particularmente gosto mais dos bolos caseiros do que os bolos indústrializados sem menospreza-los é claro, mas pela sua realidade o seu bolo parece que ficou ótimo pena que não posso quebrar a tela para experimentá-lo. Beijos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Letícia!
    Que sugestão maravilhosa para um atarde de domingo com a família!!
    Adorei!
    Estas distrações já aconteceram comigo tbm , é sempre possível dar um jeitinho.

    Uma feliz semana para ti!
    Bjs

    ResponderExcluir